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Transformação Digital no RH

Por Carolina Guilardi

A transformação digital é hoje palavra de ordem nas organizações. Com a tecnologia influenciando diretamente a estratégia de toda a empresa, o RH não poderia deixar de acompanhar estas mudanças.

A inteligência artificial chegou ao Recrutamento, porta de entrada nas empresas, há algum tempo, como suporte de análise curricular, mas hoje o RH Digital vai muito além. A leitura de algoritmos, chatbots e análise de dados que permitem diminuir burocracia e aumentar produtividade e assertividade nos processos de recursos humanos já são realidades em grandes companhias.

Durante o CONARH de 2018, na palestra “Tecnologias Disruptivas em Gestão de Pessoas”, o head de inovação da Alelo, Demétrio Teodorov, contou que os chatbots na companhia reduziram em 30% as chamadas de colaboradores. O recurso é usado pelo RH para informar sobre processos e até sobre a reforma trabalhista. Isso demonstra uma tendência da substituição da mão de obra operacional pelo uso da inteligência artificial, possibilitando aos profissionais da área maior assertividade nas atividades administrativas, além de mais tempo para se dedicarem às questões mais estratégicas da companhia.

A tecnologia passa a fazer parte de um RH cada vez mais estratégico, inteligente, alinhado ao business da empresa e, acima de tudo, que potencializa os talentos e competências individuais em prol do todo – clientes, fornecedores e o próprio colaborador.

Neste mesmo caminho, destacamos o expressivo crescimento do número de HR Techs, empresas de softwares e apps que transformam os processos mais tradicionais do RH desenvolvendo soluções tecnológicas de suporte à área. Métodos de avaliação de clima e desempenho tornam-se mais ágeis através da automatização e permitem ações certeiras dos líderes após analise da informação proveniente dos dados obtidos com o uso dessa tecnologia. Treinamentos de diversas áreas também se modernizaram através de e-learnings otimizando tempo de diversas equipes e líderes.

A transformação digital dentro do RH já é uma realidade e isso não se pode negar. O que precisa ser lembrado é que essa ainda é uma área humana. Com pessoas que lidam diariamente com pessoas.  E relações humanas nunca conseguirão ser substituídas por máquinas. A tecnologia está ai para auxiliar a área a se tornar mais produtiva, mas não suprir a necessidade e o poder de uma conversa entre duas pessoas. Na era digital as conexões humanas são cada vez mais valiosas.