por Roberta Aprile
Autonomia e Gestão de Equipe em tempos de distanciamento.
Como bons latinos, o contato é fundamental para o estabelecimento das relações. E, como lidar com a liderança do seu time, em um período de afastamento? Como garantir que a equipe performe? Como ser e estar presente? Esses e vários outros questionamentos, do “ser gestor” certamente passaram a fazer parte da rotina de muitos executivos.
Segundo recente artigo publicado pelo Valor Econômico, organizar a rotina, aferir desempenho e manter a comunicação com o time, foram os principais desafios encontrados por executivos brasileiros, entrevistados pela AL+ People & Performance Solutions.
Um dos caminhos apontados como mais eficiente, foi o da transparência, clareza e da empatia (tema recentemente explorado pelo time da LINCO). Gestores que mantiveram o modus operandi do escritório, perderam a confiança e o engajamento do time remoto.
Você líder já se perguntou, como estar perto da sua equipe, sem fazer marcação cerrada? Como avaliar, sem parar no micromanagement? Como lidar com a disponibilidade do seu time, que hoje além do trabalho, tem de lidar com questões pessoais e familiares, em um mesmo ambiente?
O caminho definitivamente não será fácil, e resiliência, aprendizado e adaptação, serão um dos principais pilares para garantir que o business não sofra ainda mais. Segundo artigo publicado pela HBR, reservar um tempo para pensar no futuro, interrogar-se sobre como será a relação do seu negócio com o cliente e mercado, estruturar novos sistemas e recursos, e principalmente comunicar e envolver a equipe, ajudarão as empresas a superar essa tal “novo normal”.
As transformações que a pandemia nos fez passar, já nos forçou a reinventar a forma de gerir a empresa, de pensar o futuro da organização, de liderar e principalmente de nos relacionar com o time. Temos pela frente, desafios estruturais, principalmente no que diz respeito a nova forma de liderar e acompanhar a performance das equipes que trabalham conosco.
Notamos essas preocupações junto aos nossos clientes, que hoje se questionam quais sãos as principais competências de liderança, como avaliar a maturidade de gestão e como esse profissional irá desenvolver o seu time, ainda que a distância.
1https://hbrbr.com.br/lideres-voces-tem-uma-visao-clara-para-o-futuro-pos-crise/
3https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2020/08/28/pandemia-requer-nova-lideranca.ghtml